•    (21) 3433-5033
  •    (21) 3887-8834
  •    vendas@guanaplast.com.br
Notícias

Mantenha-se atualizado

27/11/2019

Como o plástico pode prejudicar o meio ambiente?

Originalmente criado nos anos 50, o plástico se popularizou por ser uma opção econômica e higiênica para se guardar diferentes tipos de produtos. O vidro deu lugar às garrafas pets e o pote de alumínio deu lugar aos potes de plástico, que são mais leves e baratos.

Porém, mesmo com todo o seu benefício, por conta do descarte incorreto, o plástico acabou impactando negativamente o meio ambiente. Hoje, existem incontáveis lixões à céu aberto e poluição acabou chegando também aos oceanos, prejudicando os animais marinhos.

Nos dias de hoje, falar sobre a conscientização e respeito à reciclagem é uma tarefa difícil, porém necessária para a saúde do nosso planeta. Em outras palavras, mesmo com todas as campanhas contra poluição nas ruas, praias e oceanos, as pessoas ainda descartam seus lixos em lugares inapropriados.

Porém, apesar de todos os danos que o plástico pode causar ao meio ambiente, ele também é benéfico em várias situações. Nós listamos o lado negativo e o lado positivo do plástico. Confira:

Vantagens: Os plásticos são mais higiênicos e também funcionam como um isolante térmico para certos tipos de alimentos. Além disso, o plástico é mais leve, prático e resistente, portanto tornou-se uma opção muito em alta em indústrias de diferentes segmentos que utilizam caixas plásticas para armazenar e transportar seus produtos, dentre eles alguns tipos de alimentos.

Desvantagens: Por outro lado, por ser um item econômico, o plástico também acabou se tornando descartável pela maioria das pessoas. Resistente, o plástico leva em média 400 anos para se decompor e ainda libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar, prejudicando alimentos, animais causando doenças nas pessoas. Já o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses para se decompor.

Coleta Seletiva: A coleta seletiva auxilia no direcionamento do lixo para a reciclagem. Você provavelmente já deve ter visto lixeiras coloridas que coletam materiais como papel, plástico, metal, vidro, etc. Essas lixeiras, que também são vendidas pela Guanaplast, são específicas para o descarte de materiais considerados recicláveis. Elas possuem cores diferentes que indicam o material que nelas devem ser depositados, onde serão enviados para o processo de reciclagem.

Conheça todos os produtos da Guanaplast. Além das lixeiras de coleta seletiva, temos containers de lixo, caixas plásticas, pallets e estrados de plástico e muito mais!


Tags caixas caixas organizadoras caixas para indústrias caixas plásticas coleta coleta seletiva lixeiras lixeiras para coleta seletiva lixeiras recicláveis meio ambiente plástico reciclagem sustentabilidade